Ricardo Camargo Vieira
PC do B

RicardoVieiraVereador: Ricardo Camargo Vieira
Partido: Sem Partido

Doutor Ricardo é médico e vereador reeleito em Florianópolis. Pelo PCdoB, conduz um mandato reconhecido pela Cidade. O reconhecimento pelo trabalho realizado fez com que Dr. Ricardo fosse o sétimo candidato a Deputado Federal mais votado em Florianópolis. É morador do Distrito de Santo Antônio, onde vive com a esposa e com as filhas no Sambaqui.

• Site do vereador: http://www.doutorricardo.com/ (em construção)
  • Blog: http://drricardonoticias.wordpress.com/

Um vereador atuante.
Formado pela UFSC, é Médico de Família e Comunidade e Mestre em Saúde Pública com atuação destacada no Centro de Saúde do Saco Grande e na emergência do Hospital Florianópolis. Já foi diretor do SINTRASEM e como servidor público municipal e estadual, mantém-se firme na luta por estas categorias e na luta pelos trabalhadores. Dr. Ricardo acredita que a saúde da população está diretamente ligada ao seu modo de vida e seu contexto social, por isso, o mandato popular que conduz na Câmara tem se empenhado na busca por melhores condições de vida para todos, trabalhando junto às comunidades, movimentos sociais e a sociedade civil. Essa busca tem se dado na luta por políticas públicas comprometidas com o desenvolvimento socioeconômico sustentável e participativo.

Representante do povo.
Sua atuação na política começou muito antes de ser eleito vereador em Florianópolis, quando, ainda residente na Unidade Local de Saúde do Saco Grande, despertou o interesse em participar das reuniões do Conselho Local de Saúde. Mais tarde, já efetivado como médico atuante nesta Unidade ajudou a criar o Fórum Social do Saco Grande, espaço de controle social em que várias Entidades (Associações, Conselhos de Moradores e Pastorais) e moradores se reúnem para discutir e reivindicar melhorias para o bairro e para a Cidade. Nesta época, Dr. Ricardo também se tornou dirigente do Sindicato dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal de Florianópolis (Sintrasem).

A luta do jovem médico pela comunidade fez com que, no ano de 2008, as entidades que compõem este fórum – já em discussão sobre a necessidade de se conquistar uma representação na Câmara de Vereadores – o escolhessem por unanimidade para ser o candidato. Dr. Ricardo foi eleito vereador no mesmo ano com 2.337 votos e uma expressiva votação na Bacia do Saco Grande.

Primeiro Mandato
Nos primeiros quatro anos de mandato (2008-2012), o vereador Dr. Ricardo Vieira (PCdoB) participou ativamente das lutas por uma Cidade mais saudável, acreditando no partido e no mandato enquanto ferramentas para a mudança social. Em 2011, Dr. Ricardo foi eleito o vereador mais atuante de Florianópolis através de pesquisa popular realizada pelo Instituto Tiradentes.

O parlamentar manteve-se firme nas lutas sociais travadas com destacada atuação nas áreas da saúde, assistência social, planejamento urbano (plano diretor, habitação, saneamento, meio ambiente, mobilidade urbana), movimento comunitário e sindical. Um mandato dedicado a garantir melhores condições de vida aos cidadãos, na busca pela implementação da Política Nacional de Assistência Social e por um sistema de saúde público eficiente para todos e todas, submetido ao controle social e à participação popular.

Acreditando na democracia participativa, Dr. Ricardo travou a luta de ideias nas comunidades, incentivando a participação popular nas decisões sobre a Cidade. Na Câmara, presidiu a Comissão Permanente de Ciência e Tecnologia, Inovação e Informática e as Frentes Parlamentares de Mobilidade Urbana, em defesa da Assistência Social e em Apoio ao Comércio Varejista.

Legislativo em números.
Neste primeiro mandato, foram apresentados 70 Projetos de Lei (PL), 18 Projetos de Lei Complementar (PLC), 27 Projeto de Resolução (PR), 17 moções, 130 indicações, 170 requerimentos, 4 Projeto de Decreto Legislativo (PDL), 3 Proposta de Emenda a Lei Orgânica (PEL), 15 recursos regimentais. No site você http://www.cmf.sc.gov.br/pesquisa-avancada pode conferir maiores detalhes incluindo o nome do vereador: Ricardo Camargo Vieira.

Mais quatro anos de luta.
O trabalho desenvolvido pelo vereador Dr. Ricardo nestes quase quatro anos de mandato foi fundamental para garantir caminhos mais saudáveis para nossa Cidade. O reconhecimento da sua atuação em prol de Florianópolis e de seus cidadãos garantiu nas urnas a sua reeleição, resultado de um trabalho conjunto com apoiadores que acreditaram no projeto do mandato e se empenharam nas ruas e nas redes sociais, compartilhando realizações e propostas.

A todos e todas que lutaram, que acreditaram e que confiaram o seu voto ao parlamentar, nosso muito obrigado! O mandato permanece de portas abertas para recebê-los.