Home Notícias Presidente recebe Visita do Cônsul do Japão

Presidente recebe Visita do Cônsul do Japão
Ter, 16 de Dezembro de 2014 14:40

O presidente da Câmara Municipal de Florianópolis, Jerônimo Alves (PRB), recebeu na tarde desta terça-feira, 16 de dezembro, as visitas do cônsul-geral do Japão, Toshio Ikeda, do presidente da Federação da Associação Nikkeis de Santa Catarina, Elídio Yocikazu Sinzato, da presidente da Associação Nipo-catarinense de Florianópolis, Roseana Shinohara, e do presidente da Associação Miyagi Kenjinkai do Brasil, Koichi Nakazawa. Também estavam presentes no encontro o vice-presidente da Casa Legislativa, Edinon Manoel da Rosa (PMDB), o primeiro secretário, Celso Sandrini (PMDB), o segundo secretário, Guilherme Botelho (PSDB) e o secretário de Cultura de Florianópolis, Luiz Moukarzel.

Em 2015 Brasil e Japão celebram 120 anos de relações diplomáticas. Para comemorar a data, uma série de atividades vai ser promovida em todo o país. Na visita os representantes das entidades que representam os japoneses apresentaram a ideia de um festival para ser realizado em Florianópolis. A capital de Santa Catarina tem destaque nas festividades por ter sido o local brasileiro onde pisaram os primeiros imigrantes do Japão.

Em 1803 Florianópolis recebeu cinco japoneses navegantes da Província de Miyagui do Japão, que viajavam num navio russo. São os primeiros japoneses a desembarcar em território brasileiro que se tem registro. Desta forma, a Associação Miyagui pretende realizar um Festival Tradicional da Província de Miyagui, o Festival das Estrelas Tanabata Matsuri, simbolizando o relacionamento histórico e a semelhança na geografia e produção entre a Província com a Ilha de Santa Catarina.

O presidente da Câmara, Jerônimo Alves (PRB), ficou entusiasmado com o projeto e destacou que a Câmara deve ser parceira do evento. “Estou encantado com essa proposta. Não vejo como esta Casa ficar de fora. Vamos sentar com a Mesa Diretora e com a Prefeitura para promover este evento que brinda a cidade e o estado neste ano de comemorações entre os dois países”.