Home Notícias Reunião Ampliada discute Pronto Atendimento para Usuários de Drogas

Reunião Ampliada discute Pronto Atendimento para Usuários de Drogas
Qui, 27 de Novembro de 2014 15:55

A Câmara Municipal de Florianópolis, no âmbito da Frente Parlamentar de Combate e Prevenção ao Uso de Drogas, realizou nesta quinta-feira, 27 de novembro, Reunião Ampliada para discutir a implantação de um pronto atendimento para dependentes químicos.

O Tenente-coronel, Ricardo de Souza, citou algumas das ações da Polícia Militar para combater o uso de drogas ou auxiliar usuários a deixar o vício. Destacou, por exemplo, o Proerd que atua nas escolas públicas e privadas e desde sua criação em 1988 formou mais de um milhão de jovens, mostrando aos estudantes os males causados pelas drogas e orientando as famílias a também serem parceiras no sentido de manter os filhos longe de qualquer dependência química.

Além do Proerd, a Polícia Militar promove também o Projeto “Crack é Preciso Vencer”. Os policiais identificaram os locais que, geralmente, são usados pelos usuários de drogas. A abordagem é padrão e caso a pessoa esteja com arma ou com uma quantidade de drogas, vai responder criminalmente. Mas, caso não seja essa a condição, o usuário é encaminhado para a Secretaria de Saúde.

A Secretaria Municipal de Saúde esteve presente no encontro sendo representada por Renata de Cerqueira Campos que destacou que o Município conta atualmente com dois Centros de Atenção Psicossocial (CAPs), um na Ilha e outro no Continente. No entanto, admitiu que é preciso avançar e destacou a Portaria 3088/2011, do Ministério da Saúde, que determina que os hospitais tenham atendimento 24 horas para receber dependentes químicos. Norma que não é cumprida em Florianópolis.

O presidente da Câmara Municipal de Florianópolis, Jerônimo Alves (PRB), requerente da Reunião Ampliada, salientou que é necessário unir todas as forças para conseguir a implantação de um pronto atendimento para tratar os usuários de drogas. “Vamos fazer um mutirão para elaborarmos projetos e ações que possam dar uma segunda chance a estas pessoas que estão presas ao vício”.