Home Notícias Câmara entrega Medalha Zumbi dos Palmares

Câmara entrega Medalha Zumbi dos Palmares
Ter, 18 de Novembro de 2014 18:25

A Câmara Municipal de Florianópolis realizou nesta segunda-feira, 17 de novembro, Sessão Solene para a entrega da Medalha Zumbi dos Palmares, honraria criada em 2001 com o objetivo de homenagear pessoas e entidades que promoveram relevantes trabalhos ou destacaram-se no combate a qualquer tipo de discriminação ou preconceito, na defesa dos princípios fundamentais da Constituição Brasileira e na promoção da vida. A entrega acontece durante a semana alusiva ao Dia Nacional da Consciência Negra, comemorado no dia 20 de novembro.

Neste ano, receberam a homenagem as seguintes personalidades e entidades:

- Isaac Jaime Cunha

- Vicente Gabriele Pascale

- Acácio Mello Filho

- Ronaldo César Laurindo

- Legião da Boa Vontade

- Associação de Mulheres Negras Antonieta de Barros

- Associação Beneficente São Dimas (Asbedim)

- Nivaldo Araújo Silva

- Bianca Calil Petri Guimarães

O vereador Professor Lino Peres (PT), em nome dos demais parlamentares, destacou que a população negra no Brasil corresponde a 50,7% da população, de acordo com Censo do IBGE de 2010, ou seja, representa quase 102 milhões de pessoas.

“Temos que lutar por mais políticas que melhorem as condições de vida para o povo negro. E assim Palmares é um exemplo a ser seguido. Temos que refletir, mas também decidir estratégias para exigir políticas que construam dignidade e desenvolvimento”, ressaltou o vereador.

O presidente da Câmara Municipal de Florianópolis, Jerônimo Alves (PRB), encerrou a solenidade destacando que é missão da Casa Legislativa agradecer e reconhecer estes cidadãos que atuam pelo bem do próximo. “Cabe a nós legisladores promovermos ações e reconhecermos o trabalho desenvolvido por entidades e pessoas que fazem da busca pelo respeito ao próximo a base para uma sociedade mais justa e igualitária”.