Home Notícias Diretores pedem Aumento da Remuneração em Audiência Pública

Diretores pedem Aumento da Remuneração em Audiência Pública
Qua, 29 de Outubro de 2014 16:29

A Câmara Municipal de Florianópolis, no âmbito da Comissão de Educação, realizou nesta quinta-feira, 29 de outubro, Audiência Pública para discutir a remuneração dos diretores e secretários da rede pública de Florianópolis, em atendimento ao requerimento do vereador Vanderlei Farias – Lela (PDT).

Ao abrir o encontro, o vereador requerente ressaltou que ao visitar escolas, uma das diretoras alertou sobre a defasagem do salário e da gratificação. Começava então uma verdadeira luta para buscar uma solução junto ao Executivo. Segundo o vereador Lela o secretário de Educação, Rodolfo Pinto da Luz, sempre foi solícito ao pedido, assim como o prefeito.

O projeto de lei que proponha reajuste para os profissionais precisa ser encaminhado pelo prefeito. Desta forma, a audiência foi solicitada para que diretores, secretários e Executivo pudessem dialogar. Diversos educadores expuseram os problemas que enfrentam diariamente e solicitaram o aumento da remuneração que hoje é de R$ 1.971,00 para os 119 diretores, sendo que os da rede ganham metade desse valor; e R$ 1.162,00 para os 32 secretários da rede municipal de ensino da Capital.

O secretário municipal de Educação, Rodolfo Pinto da Luz, afirmou que antes de ir à audiência conversou com o prefeito, César Souza Junior, e que ele se mostrou favorável ao reajuste, mas que depende do aumento da arrecadação do Município. E isso só vai ser possível se for aprovado o projeto de atualização do IPTU que está no Tribunal de Justiça e deve ser votado em novembro, depois que entidades empresariais entraram com processo impedindo a sanção da lei. “Nós estamos confiantes quanto à posição da justiça. Se aprovado, como esperamos, o projeto volta à Câmara para reajustes. Por isso, peço aos vereadores que sejam favoráveis à proposta”, salientou o secretário.

Mas, o vereador Lela solicitou ao secretário que seja encontrada uma solução mais rápida e que não dependa da aprovação de outros projetos. “Sugiro a criação de uma Comissão para levantar as possibilidades financeiras reais do Executivo para viabilizarmos outra opção para o reajuste”.

Rodolfo Pinto da Luz concordou com a criação de uma Comissão e ressaltou ainda que a implantação da hora-atividade e o aumento do piso salarial do magistério, que também eram antigas reivindicações da categoria, impactaram significativamente na despesa do Município. “Esta é uma demanda justa e necessária, mas nós dependemos da arrecadação”, reforçou o secretário.

Ao fim da audiência ficou definida a criação da Comissão que vai buscar formas para contemplar os profissionais com o tão aguardado reajuste sem que seja necessária a aprovação da atualização do IPTU.