Home Notícias Caminhada marca Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

Caminhada marca Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência
Sex, 19 de Setembro de 2014 16:47

No próximo dia 21 é comemorado o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. Para lembrar e alertar sobre a data, entidades ligadas ao tema como Aflodef, AMA, ACIC, Floripa Acessível, Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência fizeram uma caminhada pelo centro da Capital na tarde desta sexta-feira, 19 de setembro.

O ato conta com a parceria e colaboração da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal de Florianópolis. “Com a união de todas as associações, esperamos que a sociedade olhe com mais respeito a luta das pessoas com deficiência. O que pretendemos é despertar em toda a população a conscientização dos direitos de quem tem algum tipo de deficiência, além de brigar para que as leis que os protegem sejam cumpridas”, destacou o presidente da Comissão, vereador Edmilson Pereira Junior (PSB).

A intenção do vereador Ed é tornar o dia de 19 de setembro o Dia Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência. Um projeto de lei que fala sobre o assunto está em tramitação nesta Casa Legislativa.

Outra iniciativa da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência é a campanha Respeitação, lançada em agosto deste ano, para garantir que os direitos das pessoas com deficiências sejam respeitados. Uma das ações é fazer blitz e entregar multas educativas, explicando, por exemplo, a importância de não estacionar em vagas reservadas para idosos ou deficientes, mesmo que por pouco tempo.

Ainda neste mês de setembro estão previstos outros eventos como o Setembro Azul, que acontece entre os dias 22 a 27 de setembro, e conta com uma programação extensa para lembrar e valorizar as pessoas que têm deficiência auditiva e um Seminário de Educação Inclusiva, que ocorre de 22 a 26 de setembro.