Home Notícias Câmara faz Homenagem à APAE e ao Dr. Armando Valério de Assis

Câmara faz Homenagem à APAE e ao Dr. Armando Valério de Assis
Seg, 01 de Setembro de 2014 19:25

A Câmara Municipal de Florianópolis realizou, durante Sessão Ordinária desta segunda-feira, 1º de setembro, Homenagem aos 50 anos de fundação da Associação de Pais e Amigos Excepcionais -APAE, atendendo requerimento do vereador Coronel Paixão (PDT), e Homenagem ao centenário do nascimento de Armando Valério de Assis, de autoria de vários vereadores.

Em seu discurso, o vereador Pedro de Assis Silvestre (PP) lembrou da trajetória profissional do Dr. Armando Valério de Assis que em vida sempre teve a medicina e a política como verdadeiros sacerdócios. "Dr. Armando se caracterizava pela facilidade com que fazia amigos e pelo excepcional relacionamento com os pacientes. A homenagem de hoje é uma forma de agradecer todas as ações do Dr. Armando."

Se estivesse vivo, Armando Valério de Assis teria completado 100 anos de idade no dia 19 de fevereiro de 2014. Desde cedo, demonstrou vocação para a medicina, graduando-se médico pela Faculdade de Medicina da Universidade do Paraná, aos 24 anos. Em 1964, o então governador de Santa Catarina, Celso Ramos, convidou-o para dirigir o recém inaugurado Hospital Infantil Edith Gama Ramos. Destacou-se por ser o primeiro médico catarinense a participar da diretoria da Associação Médica Brasileira. Como político, foi secretário de Estado da Saúde de 1962 a 1962, além de vereador em 1954, assumindo, mais tarde, a presidência da Câmara Municipal de Florianópolis.

O vereador Coronel Paixão (PDT) subiu à tribuna para relatar um pouco da história da APAE Florianópolis e deixou claro os motivos que o levaram a solicitar a homenagem para a instituição. "Ao longo dos seus 50 anos esta entidade tem realizado de forma exuberante a inclusão social e o resgate da cidadania à centenas de crianças e adultos com deficiência intelectual. Quero parabenizar a toda a família APAE pelo seu cinquentenário e por todos os serviços prestados à nossa comunidade."

A presidente da APAE, Elizabete Teresa Donato das Neves, dividiu o momento com todos os que fazem parte da história da instituição e destacou um dos motivos que a faz estar a frente da Associação. "Um ser humano cumpre o seu papel na terra quando pode se doar e deixar alguma marca. É o que estou fazendo."

O presidente da Câmara Municipal de Florianópolis, César Faria (PSD), encerrou a solenidade citando uma frase do ex-presidente americano Abraham Lincoln. "Quando todos se unem num só abraço de solidariedade a vida sorri num gesto de gratidão."