Home Notícias Câmara entrega Prêmio Vilson Mendes de Literatura Desterrense

Câmara entrega Prêmio Vilson Mendes de Literatura Desterrense
Qua, 25 de Junho de 2014 18:58

As luzes da sabedoria e da cultura iluminaram a Sessão Solene da Câmara Municipal de Florianópolis nesta quarta-feira, 25 de junho, durante a entrega do Prêmio Vilson Mendes de Literatura, criado pela resolução nº 1544/2010 da Câmara Municipal de Florianópolis e Academia Desterrense de Letras que, em sua quinta edição, foi concedido à escritora e poetisa acadêmica Dalvina de Jesus Siqueira.

O vereador Deglaber Goulart (PMDB) lembrou da história e do legado de Vilson Mendes que dá nome a honraria e que era um amante da literatura, hábito que lutava para disseminar. Vilson era um incentivador de novos escritores e um herói da cultura catarinense.

A viúva de Vilson Mendes e diretora da Editora Papa Livros, Nelcy Mendes, também ressaltou o trabalho do marido, mas fez questão de dar destaque ao lançamento da obra sobre o Prêmio Vilson Mendes de Literatura, da qual foi idealizadora e responsável pelo desenvolvimento do projeto.

O acadêmico José Isaac Pilati foi o escolhido para discursar sobre a homenageada deste ano. Dalvina de Jesus Siqueira começou a lecionar aos 13 anos de idade, e precisava ir de carroça para a escola. Mas, o acesso ao local de ensino não era a única dificuldade enfrentada. Era necessário ainda superar a falta de material escolar para levar conhecimento a alunos carentes.

Natural de Biguaçu, Dalvina atuou como professora durante 45 anos. Foi depois de aposentada que lançou o primeiro livro "12º filho" que faz alusão aos 11 filhos criados por ela. A família hoje conta ainda com 27 netos e bisnetos. Em 2010, lançou o 10º livro "No apagar das Luzes", consagrando-se como uma das mais importantes escritoras do Brasil.

Muito emocionada Dalvina agradeceu a homenagem e enfatizou algumas das características que fizeram dela a quinta contemplada pelo Prêmio Vilson Mendes de Literatura Desterrense. "O importante não é receber a honraria, mas sim fazer por merecê-la. A poesia, os contos e as crônicas acompanharam-me desde jovem. Até hoje escrever é a minha paixão".

Antes de encerrar a cerimônia, o presidente da Câmara Municipal de Florianópolis, César Faria (PSD), destacou a relevância do trabalho dos acadêmicos para toda a sociedade brasileira. "O escritor, aos olhos de muitos, torna-se um herói, fazendo-nos conhecer mundos e culturas diferentes, países, lugares e vidas que nos transportam para muito além das páginas. Escrever é uma dádiva de expressão."