Home Notícias Câmara comemora Festa do Divino

INSTITUCIONAL

MEMBROS

LICITAÇÕES

LEGISLAÇÃO

EDITAIS

LRF

TRANSPARÊNCIA

TRAMITAÇÃO DE MATERIAS

DOWNLOADS

COMUNICAÇÃO

LOGIN


Câmara comemora Festa do Divino
Qua, 28 de Maio de 2014 18:54

O vermelho do Divino Espírito Santo invadiu a Câmara Municipal de Florianópolis. Na tarde desta quarta-feira, 28 de maio, a Casa Legislativa realizou Sessão Especial em Homenagem à Abertura do Ciclo do Divino Espírito Santo, tradição secular trazida pelos açorianos e preservada por 13 comunidades na capital. Os municípios de São José, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz e Governador Celso Ramos também comemoram a festa.

A cerimônia começou com cortejo da Corte Imperial acompanhada pelos casais festeiros e as bandeiras das 13 comunidades, embalados pelo canto tradicional da festividade. Logo depois, a bandeira do Divino passou por todo o Plenário e Galeria da Câmara, abençoando os presentes. Ao fundo, músicas que louvavam o Espírito Santo eram entoadas pelo vereador Guilherme Botelho (PSDB) e pelas servidoras da Câmara Alcinéia Martins da Silva e Elizabeth Faraco.

A vereadora Roseli Pereira (PDT), uma das propositoras da Sessão junto com o parlamentar Dinho (PMDB), lembrou da lei que prevê a abertura do Ciclo do Divino na quarta-feira que antecede o Domingo de Pentecostes, que neste ano cai no dia 1º de junho. A vereadora reconheceu ainda o trabalho de quem luta para não deixar que esta tradição se perca.  "A nossa homenagem é para os casais festeiros porque sem eles a nossa tradição não existiria mais".

Do Rio Vermelho, e em nome das demais comunidades homenageadas, Zélia Olinda Coelho agradeceu o reconhecimento e enfatizou a importância e os princípios da Festa do Divino. "É uma tradição que vive a união da família e a confraternização das comunidades, sempre com a benção do Divino Espírito Santo".

O historiador, pesquisador e vice-presidente da Casa dos Açores da Ilha de Santa Catarina, Sérgio Ferreira, também discursou e deu uma verdadeira aula sobre as festividades do Divino, mas salientou o eixo que norteia toda a tradição. "A Festa do Divino é para os pobres, nasceu para a plebe, ao contrário do que muita gente pensa. Ela busca mostrar que qualquer um pode ser rei, já que todos somos filhos de Deus e, portanto, todos somos iguais".

O presidente da Câmara Municipal de Florianópolis, César Faria (PSD), ressaltou que a Festa do Divino é o aspecto folclórico que mais se reveste de popularidade em Santa Catarina. "Seja pela questão religiosa ou cultural, a Festa do Divino é um dos grandes atrativos da nossa cidade e onde se pode encontrar fé e tradição interligados e presentes. Por isso, parabenizo os grandes incentivadores que não deixam morrer a tradição da Festa do Divino".

Na ocasião os vereadores também homenagearam a vereadora Roseli Pereira que depois de dois meses no cargo deixa a Câmara Municipal de Florianópolis. Em seu lugar fica o vereador Professor Felipe Teixeira Augusto que foi empossado na manhã desta quarta-feira.

Depois de encerrada a Sessão, o presidente da Câmara e os vereadores Roseli Pereira e Dinho dirigiram-se até a Casa da Memória onde fizeram o hasteamento da bandeira do Divino que anuncia que a cidade está em festa.

 

©2011 - Desenvolvedor - Software Livre - Joomla