Home Notícias Câmara comemora Festa do Divino

Câmara comemora Festa do Divino
Qua, 28 de Maio de 2014 18:54

O vermelho do Divino Espírito Santo invadiu a Câmara Municipal de Florianópolis. Na tarde desta quarta-feira, 28 de maio, a Casa Legislativa realizou Sessão Especial em Homenagem à Abertura do Ciclo do Divino Espírito Santo, tradição secular trazida pelos açorianos e preservada por 13 comunidades na capital. Os municípios de São José, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz e Governador Celso Ramos também comemoram a festa.

A cerimônia começou com cortejo da Corte Imperial acompanhada pelos casais festeiros e as bandeiras das 13 comunidades, embalados pelo canto tradicional da festividade. Logo depois, a bandeira do Divino passou por todo o Plenário e Galeria da Câmara, abençoando os presentes. Ao fundo, músicas que louvavam o Espírito Santo eram entoadas pelo vereador Guilherme Botelho (PSDB) e pelas servidoras da Câmara Alcinéia Martins da Silva e Elizabeth Faraco.

A vereadora Roseli Pereira (PDT), uma das propositoras da Sessão junto com o parlamentar Dinho (PMDB), lembrou da lei que prevê a abertura do Ciclo do Divino na quarta-feira que antecede o Domingo de Pentecostes, que neste ano cai no dia 1º de junho. A vereadora reconheceu ainda o trabalho de quem luta para não deixar que esta tradição se perca.  "A nossa homenagem é para os casais festeiros porque sem eles a nossa tradição não existiria mais".

Do Rio Vermelho, e em nome das demais comunidades homenageadas, Zélia Olinda Coelho agradeceu o reconhecimento e enfatizou a importância e os princípios da Festa do Divino. "É uma tradição que vive a união da família e a confraternização das comunidades, sempre com a benção do Divino Espírito Santo".

O historiador, pesquisador e vice-presidente da Casa dos Açores da Ilha de Santa Catarina, Sérgio Ferreira, também discursou e deu uma verdadeira aula sobre as festividades do Divino, mas salientou o eixo que norteia toda a tradição. "A Festa do Divino é para os pobres, nasceu para a plebe, ao contrário do que muita gente pensa. Ela busca mostrar que qualquer um pode ser rei, já que todos somos filhos de Deus e, portanto, todos somos iguais".

O presidente da Câmara Municipal de Florianópolis, César Faria (PSD), ressaltou que a Festa do Divino é o aspecto folclórico que mais se reveste de popularidade em Santa Catarina. "Seja pela questão religiosa ou cultural, a Festa do Divino é um dos grandes atrativos da nossa cidade e onde se pode encontrar fé e tradição interligados e presentes. Por isso, parabenizo os grandes incentivadores que não deixam morrer a tradição da Festa do Divino".

Na ocasião os vereadores também homenagearam a vereadora Roseli Pereira que depois de dois meses no cargo deixa a Câmara Municipal de Florianópolis. Em seu lugar fica o vereador Professor Felipe Teixeira Augusto que foi empossado na manhã desta quarta-feira.

Depois de encerrada a Sessão, o presidente da Câmara e os vereadores Roseli Pereira e Dinho dirigiram-se até a Casa da Memória onde fizeram o hasteamento da bandeira do Divino que anuncia que a cidade está em festa.