Home Notícias Audiência Pública discute Regime de Trabalho dos Agentes de Saúde

INSTITUCIONAL

MEMBROS

LICITAÇÕES

LEGISLAÇÃO

EDITAIS

LRF

TRANSPARÊNCIA

TRAMITAÇÃO DE MATERIAS

DOWNLOADS

COMUNICAÇÃO

LOGIN


Audiência Pública discute Regime de Trabalho dos Agentes de Saúde
Qua, 02 de Abril de 2014 16:30

O Plenarinho da Câmara Municipal de Florianópolis ficou lotado nesta quarta-feira, dia 02 de abril, com a presença de agentes comunitários de saúde e endemias que atuam na capital. Os servidores participaram de uma Audiência Pública realizada pela Comissão de Saúde para discutir a transposição dos Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias  (ACE) do quadro celetista para o quadro estatutário.

Para os trabalhadores o regime estatutário garante melhores condições de trabalho., por ser instituído por uma lei, emanada da própria esfera do poder que vai contratar o serviço, neste caso o municipal. Por meio deste regime os empregados teriam alguns benefícios a mais como licença-prêmio e triênios e anuênios, que são basicamente premiações pelo tempo de serviço.

Já o regime celetista segue a CLT – Consolidação das Leis do Trabalho – e é típico das relações privadas e pela Administração Pública Indireta, como empresas públicas e as sociedades de economia mista, como o Banco do Brasil e a Petrobrás, por exemplo. Ambos os regimes, no entanto, garantem férias e aposentadoria.

Vários parlamentares participaram da Audiência e alguns na tribuna manifestaram apoio aos trabalhadores como o vereador Deglaber Goulart (PMDB), Professor Lino Peres (PT), Beatriz Kauduinski (PCdoB) e Roseli Pereira (PDT). Esta é a segunda Audiência Pública no âmbito da Comissão de Saúde para tratar deste assunto.  O município de Florianópolis conta com um quadro de 600 agentes comunitário de saúde e de combate às endemias.

Ficou definido que os vereadores que integram a Comissão de Saúde da Câmara vão levar pessoalmente os encaminhamentos da Audiencia ao Executivo e conversar com a prefeitura sobre a solicitação dos servidores.

 

©2011 - Desenvolvedor - Software Livre - Joomla