Home Notícias Vereadores Mirins conhecem Escola do Legislativo

Vereadores Mirins conhecem Escola do Legislativo
Qua, 19 de Março de 2014 19:03

IMG_5262_800x533

Os vereadores mirins da Câmara Municipal de Florianópolis que se encontram todas as terças-feiras tiveram um dia diferente nesta tarde de 19 de março. Os jovens foram recepcionados no Museu Cruz e Souza, no centro da capital, onde assistiram a uma palestra sobre a Escola do Legislativo Deputado Lício Mauro da Silveira, comandada pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina.

A Escola do Legislativo de Santa Catarina foi a terceira a ser implantada no Brasil e, em 2013, foi reconhecida como modelo nacional pela Associação Brasileira de Escolas do Legislativo e de Contas (Abel). Para obter este reconhecimento a entidade buscou ao longo dos anos várias parcerias em todo o estado. Câmaras de Vereadores, como a de Florianópolis, e instituições acadêmicas tornaram-se companheiras na busca por uma educação para a cidadania, levando os estudantes para o Parlamento e assim fazendo-os aprender sobre o papel do legislador e sobre a importância das Casas Legislativas.

A coordenadora do Programa Vereadores Mirins da Câmara Municipal de Florianópolis, Nara Lange Livramento, também falou sobre o projeto Vereadores Mirins que foi criado em 2005, mas que deu início oficialmente em 2007 com a Primeira Legislatura. Atualmente 17 jovens de escolas públicas e privadas da capital participam do Programa e, comprometidos com a cidade, apresentam projetos, discutem os problemas e buscam soluções visando um município melhor para se viver.